Investimento no mercado imobiliário: saiba tudo que você precisa para começar a investir 

09/06/2022min de leitura

Se você busca por alto potencial de valorização e uma fonte de renda passiva, investir em imóveis pode ser uma forma de construir um patrimônio lucrativo. Mas afinal, como investir no mercado imobiliário? Aplicações nesse setor da economia podem parecer assustadores, mas é possível compreender esse mercado e conhecer os termos importantes para investir com mais segurança. 


Historicamente, os imóveis são uma das formas mais tradicionais e rentáveis de investimento e existem bons motivos para isso. Porém, apesar das inúmeras informações que você encontra pela internet e em outros meios de comunicação, ainda falta didática quando o assunto é o mercado imobiliário. Apesar dos nomes, às vezes difíceis, e siglas que nem sempre são tão óbvias, o mercado de imóveis tem espaço para todos, sendo mais acessível do que muitos imaginam.


Um dos fatores que mais atraem investidores nesse setor do mercado é a segurança, pois, mesmo diante de crises econômicas, sempre há demanda para imóveis, um exemplo foi a estabilidade deste setor na época da pandemia da Covid. Se você está ingressando nesse universo agora, deve estar se perguntando qual a aplicação mais indicada, afinal, o mercado imobiliário oferece muitas opções, desde investimentos em imóveis físicos a títulos e fundos com cotas negociadas na bolsa de valores.


Caso você esteja pensando em se aventurar nesse setor, mas gostaria de mais informações para garantir um negócio rentável e seguro, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com tudo o que você precisa saber sobre esse setor, além das vantagens de investir em imóveis. Dessa forma, você tem uma boa base e pode se garantir na hora de construir seu patrimônio. E lembre-se: para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog!


Como funciona o mercado imobiliário?


O mercado imobiliário é o movimento a partir da compra e venda de imóveis, o que o torna cíclico, ou seja, há fases que sempre se repetem. Este setor está sempre na mira de investidores porque, apesar das crises e adversidades econômicas no país e no mundo, ele oferece a oportunidade de investir com mais estabilidade que outros setores do mercado, além de ter uma boa rentabilidade. Entender cada uma das fases desse mercado é fundamental, pois vai te ajudar a conseguir identificar as melhores oportunidades e fazer seus investimentos imobiliários com mais segurança. Essas fases são:


Recuperação


Nessa fase você encontra muitos imóveis disponíveis, o que especialistas costumam chamar de taxa de vacância. É nessa fase que acontece uma virada de chave e se inicia uma recuperação, registrando um aumento na procura. Além disso, é nesse momento que ocorre um reaquecimento no setor imobiliário, onde a demanda e a oferta se equilibram. 


No entanto, é essencial observar que isso pode levar alguns anos, pois essa não é uma fase imediata. Dessa forma, os preços começam a se estabilizar ou até mesmo a subir, como é o caso de alguns aluguéis, por exemplo. 


Expansão


Essa fase é marcada por um período de crescimento da demanda e diminuição na taxa de vacância. Podemos dizer que essa é a fase em que o mercado imobiliário se encontra atualmente. Nela, os números de lançamentos imobiliários passam a aumentar, porém, como dito antes, essas fases podem levar tempo, assim como a conclusão de uma construção.


Além disso, é nesse período que acontece o aumento da procura de imóveis, tanto para compra quanto para locação. O resultado dessa fase é um grande estoque de imóveis, que nos levará para a próxima fase.


Sobreoferta


A fase da sobreoferta é caracterizada pelo maior número de imóveis para vender do que compradores para comprar, o que vai resultar em vendas estagnadas. A lei da oferta e da demanda tem um protagonismo nessa situação, pois, se existe um desequilíbrio entre as duas e o estoque de imóveis é maior do que o mercado, não é possível ter crescimento no valor das propriedades, o que gera uma diminuição no volume de novas construções. 


Isso não quer dizer, necessariamente, prejuízo para quem investe. Não há grande valorização, porém também não há perda de dinheiro. Já para quem vai comprar, esse é o momento ideal, pois tem as melhores opções para escolher o imóvel desejado, o que abre oportunidades para negociar valores, já que eles não tendem a valorizar tão rápido.


Recessão


Essa é uma fase que apresenta diferentes momentos a partir de pontos de vista diferentes: para incorporadoras e construtoras, é considerado um período de prejuízo, porém, para quem vai comprar ou locar um imóvel, é um momento favorável, tendo em vista a grande estagnação dos preços.


Ademais, é fundamental ressaltar que, além de cada fase levar seu tempo para começar e concluir, o mercado imobiliário é cíclico, ou seja, a roda da economia imobiliária vai voltar a subir e os imóveis comprados na fase de recessão irão se valorizar no futuro, mesmo que demore um tempo. 


Vantagens de investir no mercado imobiliário


1. Alto potencial de valorização


Uma das principais vantagens de investir nesse setor do mercado é o alto potencial de valorização dos imóveis ao longo do tempo. Existem duas formas de aproveitar a valorização desse mercado, com imóveis físicos ou aplicações financeiras. Quando o assunto são os imóveis físicos, a tendência é que seu preço aumente com o tempo, principalmente com reformas para melhoria da estrutura e desenvolvimento da região onde ele se localiza. Já nas aplicações, o ganho está na valorização dos títulos, que podem ser vendidos a um preço maior do que foram comprados.


2. Fonte de renda passiva


Vale lembrar que investimentos são fontes de renda passiva e com o mercado imobiliário não é diferente, sendo essa outra vantagem de investir nesse mercado. Esse é o caso dos fundos de imóveis, por exemplo, que geram dividendos para os investidores todos os meses, sem que eles precisem de fato trabalhar para gerar lucros. 


3. Não perde a relevância


Outra vantagem em investir nesse setor é que mercado imobiliário é um dos poucos que se mantêm relevantes independente do cenário econômico, que pode variar de acordo com outros números da economia, porém, sua demanda nunca deixará de existir, pois se trata de uma necessidade básica. Baseado nisso, investir nesse mercado é a escolha certa para quem pretende manter suas aplicações relevantes a longo prazo.


4. Aumento do patrimônio


Como dito mais acima, investir no mercado de imóveis é uma ótima maneira de construir um patrimônio lucrativo e seguro, de forma que você consegue dar um destino concreto para seu dinheiro, diferente de outros tipos de investimentos, que muitas vezes se mostram instáveis. 


Como fazer um investimento imobiliário?


1. Investimento diretamente em imóveis


Este é o tipo mais comum de investimento no setor de imóveis e consiste na compra de um imóvel físico, seja residencial ou comercial, e tem como possibilidade sua locação, passando a se tornar uma renda passiva. Comprar um imóvel para reformá-lo e vendê-lo por um preço maior é outra possibilidade aqui. Caso você escolha este tipo de investimento, uma boa dica é investir em imóveis que se localizam em regiões promissoras ou que ainda estão na planta, pois costumam custar menos. Dessa forma, você consegue valorizar esse imóvel e ter uma lucratividade maior.


2. Fundos imobiliários


Os fundos imobiliários podem ser vistos como uma forma de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para serem aplicados em conjunto no mercado imobiliário. A maior vantagem deste modelo de investimento é a possibilidade de ter uma rentabilidade sem precisar ter gastos básicos, como IPTU, reformas ou condomínios. Nesse caso, o dinheiro dos investidores é usado na construção ou aquisição de imóveis e têm seus ganhos divididos entre os participantes, de acordo com a proporção que cada um investiu. 


3. Letra de crédito imobiliário


A letra de crédito imobiliário é um título de crédito oferecido pelos bancos, que usam os investimentos para oferecer empréstimos e financiamentos. De maneira dinâmica, o investidor empresta dinheiro ao banco, para que ele possa oferecer empréstimos aos clientes, e recebe em troca uma remuneração fixa sobre o valor. Este tipo de investimento é isento do Imposto de Renda, permitindo que sua rentabilidade seja maior. 


4. Letra hipotecária


Assim como a anterior, a letra hipotecária é um investimento com rentabilidade fixa, com títulos lastreados em créditos imobiliários, ou seja, sem a garantia do imóvel hipotecado. Ela pode ser emitida por instituições financeiras diversas e é considerada um investimento imobiliário de baixo risco, pois conta com o aporte financeiro do Fundo Garantidor de Créditos, que assegura um valor de até R$ 250 mil por CPF caso a emissora da letra passe por problemas e não consiga cumprir suas obrigações. Essa é uma ótima opção para quem visa lucros a longo prazo.


5. Ações


Da mesma forma que é possível investir em ativos de outros segmentos financeiros na bolsa de valores, não é diferente no mercado imobiliário. Geralmente, empresas de sociedade anônima de capital aberto, corporações do ramo de construção civil e negociação de imóveis oferecem suas ações. Este é um investimento variável e, por isso, é mais recomendado para investidores que já possuem experiência com aplicações. 


Investir no mercado imobiliário não é tão difícil quanto as pessoas pensam, porém, é sim necessária muita pesquisa e muito cuidado, assim como qualquer outro investimento. Caso você esteja pensando em começar a investir nesse mercado, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores, eles estão aqui para tornar todo esse processo mais seguro e tranquilo para você! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":